Obrigada pela visita, obrigada por ter achado engraçado, interessante ou legal, obrigada pelo comentário, apareça sempre!!!!

"Toda unanimidade é burra." Nelson Rodrigues
Obs.: mas nem todo ceticismo é inteligente.

Páginas

sábado, 10 de abril de 2010

Tempestade solar, efeitos

Tradutor: google
21 de janeiro de 2009:
Você sabia que uma explosão solar pode fazer seu banheiro parar de trabalhar?

see captionEssa é a conclusão surpreendente de um estudo financiado pela NASA, pela Academia Nacional das Ciências, intituladagrave Space Weather Events-entendimento da sociedade e Impactos Econômicos . No relatório de 132 páginas, os peritos detalhada o que pode acontecer à nossa alta tecnologia da sociedade moderna, no caso de um "super flare solar", seguido de uma tempestade geomagnética extremas. Eles descobriram que quase nada está imune a partir do espaço de tempo, nem mesmo a água em seu banheiro.

Direita: Auroras sobre Blair, Nebraska, durante uma tempestade geomagnética maio 2005. Crédito da foto: Mike Hollingshead / Spaceweather.com.

O problema começa com a rede de energia elétrica. "A energia elétrica é a pedra angular da sociedade moderna tecnologia em que praticamente todas as outras infra-estruturas e serviços dependem", observa o relatório. No entanto, é particularmente vulnerável ao mau tempo do espaço. Ground correntes induzidas durante tempestades geomagnéticas podem realmente fundir as bobinas de cobre de transformadores no centro de distribuição de muitos sistemas de energia. linhas de energia alastrando agem como antenas, captando as correntes e espalhando o problema em uma área ampla. A interrupção de energia geomagnética mais famoso ocorreu durante uma tempestade espaço março 1989, quando seis milhões de pessoas em Quebec perdeu o poder para 9 horas: imagem.

Segundo o relatório, redes de energia podem ser mais vulneráveis do que nunca. O problema é interdependente. Nos últimos anos, os serviços públicos aderiram grades em conjunto para permitir a transmissão de longa distância de poder de baixo custo para áreas de demanda repentina. Em um dia quente de verão na Califórnia, por exemplo, pessoas em Los Angeles pode ser executado condicionadores de ar em seu poder roteadas do Oregon. Faz sentido econômico, mas não necessariamente geomagnético sentido. Interconnectedness torna o sistema sensível a uma ampla insucessos " ".

Para avaliar a dimensão deste tipo de anomalia, o relatório do co-autor John Kappenmann da Corporação Metatech olhou para o grande tempestade geomagnética de maio de 1921, que produziu correntes terra tanto quanto dez vezes mais forte que a tempestade Quebec de 1989, e modelou o seu efeito sobre rede de energia moderna. Ele encontrou mais de 350 transformadores em risco de danos permanentes e 130 milhões de pessoas sem energia elétrica. A perda de energia que ondulam com a infra-estrutura social "de distribuição de água afetado dentro de várias horas, alimentos perecíveis e medicamentos perdido em 12-24 horas, perda de aquecimento / ar condicionado, de esgoto, serviço de telefonia, re-abastecimento de combustível e assim por diante ".

"O conceito de interdependência", observa o relatório, "é evidente a indisponibilidade de água devido à queda de longo prazo de energia elétrica - e da incapacidade para reiniciar um gerador elétrico sem água no local."

see caption

Acima: E se a maio 1921 supertempestade ocorreu hoje? Um mapa E.U. de transformadores vulneráveis com áreas de colapso do sistema provável cercada. Um-a-mapa do estado de vulnerabilidade transformador também está disponível: clique aqui . Crédito: National Academy of Sciences.

A forte tempestade geomagnética no registro é o Evento Carrington de agosto-setembro de 1859, nomeado após o astrônomo britânico Richard Carrington que testemunhou o solar flare instigante com seu olho nu, enquanto ele estava projetando uma imagem do Sol sobre uma tela branca. atividade geomagnética desencadeada pela explosão de linhas telegráficas eletrificada, técnicos chocante e configuração telégrafo seus papéis no fogo; Northern Lights espalhou para o sul até Cuba e no Havaí; auroras sobre as Montanhas Rochosas foram tão brilhantes, o brilho acordou campistas que começou a preparar o pequeno almoço porque pensei que era de manhã. Melhores estimativas classificar o evento como Carrington, 50% ou mais forte do que o supertempestade de maio de 1921.

"Uma repetição contemporânea do Evento Carrington poderia causar ... extensa e econômico rupturas sociais", adverte o relatório. A falta de energia deveria ser acompanhado de desmaios e disfunções rádio por satélite, telecomunicações, navegação GPS, banca e finanças, transporte e todos seríamos afetados. Alguns problemas poderiam corrigir-se com o enfraquecimento da tempestade: transmissões de rádio e GPS online poderia voltar rapidamente . Outros problemas seriam duradouros: um transformador queimou-out de várias toneladas, por exemplo, pode levar semanas ou meses para reparar. O impacto econômico total no primeiro ano, só poderia chegar a US $ 2 trilhões, cerca de 20 vezes maior do que os custos de um furacão Katrina ou, para usar um exemplo oportunas, uma TARPs poucos.

Acima: Uma teia de interdependências faz com que a economia moderna, especialmente sensível às tempestades solares. Fonte: Departamento de Homeland Security. [ imagem maior]

Qual a solução? O relatório termina com um convite à infra-estrutura projetada para suportar melhor os distúrbios geomagnéticos, a melhoria dos códigos e frequências de GPS e melhorias em meteorologia espacial. previsão de confiança é fundamental. Se os operadores de satélite e de utilidade saber uma tempestade está chegando, eles podem tomar medidas para reduzir os danos, por exemplo, desligar os fios, protegendo eletrônica vulneráveis, desligar hardware crítica. A poucas horas sem energia é melhor do que algumas semanas.

NASA enviou uma frota de naves espaciais para estudar o Sol e suas erupções. O Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), as sondas STEREO duplo, ACE, Wind e outros estão de plantão 24 / 7. Físicos NASA usam dados destas missões de compreender a física subjacente de explosões e tempestades geomagnéticas; pessoal no Espaço do NOAA Previsão do Tempo Centro de usar os resultados, por sua vez, para aprimorar suas previsões.

No momento, ninguém sabe quando a tempestade solar super próxima erupção. Poderia ser de 100 anos de distância, ou apenas 100 dias. É algo para se pensar na próxima vez que você lave.

Autor: Dr. Tony Phillips | Crédito: Science @ NASA

mais informações

Clima Espacial Eventos-Entendimento Impactos sociais e económicos - o relatório completo pode ser baixado gratuitamente a partir da National Academy of Sciences site